Uma equipa entra em campo sempre com a vitória como único objetivo, mas os atletas do Clube Desportivo da Póvoa tinham pela frente um gigante, que não só era campeão em título como mantinha o primeiro lugar na presente época. A luta era grande e difícil.  A luta era a de um David contra Golias. Clube Desportivo da Póvoa versus Sport Lisboa e Benfica.

O Desportivo da Póvoa entrou em campo convicto que poderia realmente ser o David nesta história. Mesmo disputando a liga dos grandes apenas pela segunda vez e com um plantel maioritariamente vindo das equipas de formação do clube, os jovens poveiros, que com orgulho representam o seu clube, a sua cidade, foram à luta, sem medo.

Desde o primeiro minuto, e diante de um 5 benfiquista muito forte, os poveiros souberam segurar o marcador, nunca permitindo que o visitante se afastasse nos resultados parciais. Uma defesa notável, como tem sido apanágio da equipa do Desportivo da Póvoa, permitiu que o jogo fosse disputado taco a taco de início ao fim. O SLB percebeu que tinha um adversário à altura e teria de lutar até ao fim.

Mas havia mais um elemento, que tendo fama, não era julgado tão decisivo num resultado: os grandes adeptos do Clube Desportivo da Póvoa! A casa cheia de fervorosos poveiros fez tremer o adversário e até irritou alguns jogadores benfiquistas que  viam a concentração dissipar-se diante de apoio tão ruidoso. Os adeptos do clube são os mais fiéis, os que acreditam sempre e que nunca se calam, mesmo nas derrotas. Na casa do Desportivo da Póvoa vive-se a simbiose perfeita entre público e equipa, fazendo-se um só na luta em campo.

Este resultado é histórico porque se trata de uma vitória sobre o SLB , mas também porque permite o Desportivo da Póvoa sonhar com uma posição no primeiro grupo da segunda fase. A experiência do coach José Ricardo Rodrigues tem permitido a estes jovens levar o nome do Clube Desportivo da Póvoa para os holofotes do basquetebol português e fazer-se ouvir bem alto:

Ala-Arriba! Ala-Arriba! Póvoa! Póvoa! Póvoa!